Trump diz que gostou da conversa com Lula: ‘nossos países vão se dar muito bem juntos’
Notícias do Tocantins – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse ter gostado do telefonema que fez nesta segunda-feira (6/10), ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O republicano classificou a conversa como “ótima”.
“Esta manhã, tive uma ótima conversa telefônica com o presidente Lula, do Brasil. Discutimos muitos assuntos, mas o foco principal foi a economia e o comércio entre nossos dois países”, afirmou Trump, em sua primeira manifestação após a chamada.
Lula e Trump devem se reunir presencialmente em breve. Uma das sugestões do brasileiro foi um encontro na Malásia no fim de outubro ou mesmo uma viagem aos EUA. Ambos já confirmaram presença na reunião de líderes da ASEAN, bloco econômico do Sudeste Asiático, em Kuala Lumpur, entre 26 e 28 de outubro.
Trump disse que novas interações ocorrerão, e abriu a possibilidade de que seja no Brasil. Lula o convidou para a COP-30, em Belém (PA), embora o governo brasileiro seja cético sobre as chances de o americano vir. Trump combate a pauta da emergência climática e anunciou a retirada dos EUA do Acordo de Paris.
“Teremos novas discussões e nos encontraremos em um futuro não muito distante, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos. Gostei da conversa — nossos países se darão muito bem juntos!“, postou Trump na rede Truth Social.
A chamada foi articulada na véspera, e o telefonema partiu de Trump, conforme apurou o Estadão. Não se tratou de uma videochamada, mas de uma diálogo apenas por voz.
Na semana anterior, houve contatos entre as chancelarias, por meio do ministro Mauro Vieira, e entre o vice-presidente Geraldo Alckmin e autoridades de comércio dos EUA.
Segundo Alckmin, apenas Trump estava presente, entre autoridades do governo americano, e não houve ainda agendamento de novos contatos.
O telefonema foi a segunda interação direta entre Lula e Trump, após o primeiro e breve encontro nas Nações Unidas, em Nova York.
Eles trocaram telefones para conversar mais vezes, embora não haja no momento nada agendado. Segundo Alckmin, a conversa ocorreu em tom amistoso e cordial e foi melhor do que o esperado.
“Trump reiterou a boa química. Conversa proveitosa e é claro que agora teremos os seus desdobramentos, com conversas entre o próprio presidente Lula e o presidente Trump, que aliás até trocaram os seus telefones pessoais, particulares, e entre as equipes”, relatou o vice-presidente. “Foi muito boa a conversa, melhor até do que nós esperávamos, então estamos muito otimistas que a gente vai avançar.”
Lula pediu a retirada do tarifaço de 40% contra produtos brasileiros e a suspensão de sanções e cassação de vistos contra autoridades do Judiciário e do Executivo.
“O presidente Lula colocou que as sanções aos ministros, questão dos vistos, que não é justa e que isso também deveria ser rediscutido. Mas foi uma conversa boa, descontraída, proveitosa, longa, foram 30 minutos. Nós estamos muito otimistas aí que vamos avançar para o ganha-ganha. O win-win, o ganha-ganha nessa relação com investimentos recíprocos e equacionamento na questão tarifária“, disse o vice.
- Acompanhe diariamente as notícias do Tocantins pelos nossos canais no WhatsApp, Telegram, Facebook, Threads e Instagram.
Fonte: AF Noticias