DestaqueEstado

Vídeo: onça-pintada é flagrada atacando bezerro em fazenda no sul do Tocantins

Uma onça-pintada foi flagrada por moradores enquanto atacava um bezerro nas proximidades de uma fazenda na zona rural de Araguaçu, no sul do Tocantins. O flagrante ocorreu na madrugada da última sexta-feira (1º), em uma propriedade localizada à beira de uma estrada de terra.

As imagens foram registradas por Emanuela Gomes do Nascimento, funcionária da fazenda. Ela, o marido e a sogra passavam de carro quando notaram um vulto na escuridão. Ao se aproximarem, constataram que se tratava de uma onça agarrada a um bezerro, tentando arrastá-lo para a mata.

Durante o vídeo, é possível ouvir os ocupantes do veículo em estado de nervosismo, buzinando insistentemente e tentando espantar o felino. Em meio à tensão, a mulher pede: “Vai, buzina!”, e o homem alerta: “Vai matar o bicho.” O grupo tenta se aproximar com cautela, na tentativa de proteger o bezerro: “Vai mais para frente… Meu Deus…”

Mesmo com o som intenso da buzina, a onça permanece agarrada ao focinho do animal. A mulher, preocupada, comenta: “Tadinha, ela fica olhando… Amor, não vai sair daqui, amor!” Em seguida, orienta a sogra, que também está no carro: “Sai de perto dela, mete o carro na porta dela. Vai devagarzinho que ela sai.”

Finalmente, após alguns minutos de tensão, o homem comemora: “Largou!”, seguido pela mulher: “Largou, amor! Largou! Meu Deus!”

Com a aproximação do veículo, a onça desiste da presa e foge em direção à vegetação. O grupo, porém, não conseguiu verificar o estado de saúde do bezerro, que provavelmente ficou ferido.

Assista o vídeo:

 

 

SOBRE A ONÇA-PINTADA

A onça-pintada (Panthera onca) é o maior felino das Américas. Pode pesar até 120 kg, medir cerca de dois metros (incluindo a cauda) e habita áreas de floresta, cerrado e matas ciliares. É conhecida por ter uma das mordidas mais poderosas entre os mamíferos carnívoros, capaz de perfurar até cascos.

Embora seja um animal temido, sua presença é considerada um importante indicativo de equilíbrio ambiental. No entanto, a redução de áreas nativas e o avanço da agropecuária têm intensificado os conflitos com animais domésticos e a aproximação às zonas rurais.

O QUE FAZER EM CASO DE ENCONTRO COM ONÇAS:

  • Mantenha distância. Não se aproxime nem tente interagir com o animal;
  • Evite movimentos bruscos ou barulhos que possam provocá-la;
  • Permaneça em local seguro, como dentro de veículos ou construções;
  • Não tente espantar o animal com objetos ou agressões físicas;
  • Acione imediatamente as autoridades ambientais, como o Naturatins ou a Polícia Militar Ambiental;
  • Evite deixar restos de alimentos, ração ou animais soltos, que possam atrair predadores.

Fonte: AF Noticias