Paciente com suspeita de intoxicação por metanol recebe alta após 5 dias, em Palmas
Notícias de Palmas – O paciente internado no Hospital Geral de Palmas (HGP) com suspeita de intoxicação por metanol recebeu alta na quinta-feira (23), informou a Secretaria de Estado da Saúde (SES). Apesar da liberação, os exames que poderão confirmar ou descartar a intoxicação ainda não foram concluídos.
O homem, cuja identidade não foi divulgada, deu entrada no hospital no sábado (18) após apresentar sintomas como dor, náusea, vômito, falta de ar e visão turva. Segundo relatos à equipe médica, ele havia consumido uma bebida destilada em casa antes de passar mal.
O metanol é um álcool de uso industrial presente em solventes e outros produtos químicos, altamente tóxico quando ingerido. Inicialmente, ataca o fígado, que o transforma em substâncias capazes de comprometer a medula, o cérebro e o nervo óptico, podendo causar cegueira, coma ou até morte. A intoxicação também pode provocar insuficiência pulmonar e renal.
A SES reforçou que este é o único caso notificado no Tocantins até o momento. Os exames laboratoriais têm prazo estimado de sete dias, mas os resultados serão divulgados assim que disponíveis.
O alerta sobre intoxicação por metanol vem ganhando destaque nacional. Até esta sexta-feira (24), ao menos dez pessoas morreram em decorrência da ingestão da substância em diferentes estados, e cerca de 60 casos seguem em investigação.
O Ministério da Saúde orienta a população a adotar medidas de prevenção:
-
Evitar bebidas alcoólicas vendidas informalmente, sem rótulo, lacre ou selo fiscal;
-
Desconfiar de produtos com preços muito abaixo do mercado;
-
Conferir se o rótulo contém informações claras, como fabricante, ingredientes e registro no Ministério da Agricultura;
-
Comerciantes devem garantir a procedência legal dos produtos comercializados.
-
A SES e o Ministério da Saúde recomendam atenção redobrada e procurarem atendimento médico imediato caso surjam sintomas após a ingestão de bebidas alcoólica.
-
Acompanhe diariamente as notícias do Tocantins pelos nossos canais no WhatsApp, Telegram, Facebook, Threads e Instagram.
Fonte: AF Noticias
