Centenas de famílias viajam mais de 600 km e protestam em frente ao INCRA em Palmas
Um grupo ligado à Ação Nacional Unificada (ANU) realizou uma manifestação na manhã desta terça-feira (25) em frente à Superintendência Regional do Incra, em Palmas, após viajar mais de 600 quilômetros desde Araguatins, na região do Bico do Papagaio. São mais de 200 pessoas em quatro ônibus.
Segundo o Incra, mesmo sem apresentar formalmente a pauta de reivindicações, os manifestantes foram recebidos no auditório do órgão e segue aberto ao diálogo.
Enquanto aguarda a formalização das demandas, o Incra destacou que já adotou medidas concretas para atender parte da região representada pelo grupo. A Autarquia confirmou a criação do Projeto de Assentamento Esmeralda, em Araguatins, considerado o maior assentamento implantado no Tocantins nos últimos 20 anos. A área, pertencente à União, possui 6.611 hectares e vai abrigar 354 famílias.
Seleção para 354 vagas começa em dezembro
As inscrições para a seleção das famílias que irão ocupar o assentamento ocorrerão entre 1º e 15 de dezembro de 2025, conforme o Edital nº 052/2025. O processo será realizado presencialmente na Unidade Avançada do Incra em Araguatins e seguirá critérios técnicos — como composição familiar, renda, tempo de residência, atividade produtiva e prioridade a famílias chefiadas por mulheres.
O Incra informou ainda que outras áreas destinadas à reforma agrária estão em fase de estudo técnico e podem resultar em novos assentamentos na região do Bico.
Incra mantém diálogo com acampamentos da ANU
Segundo o Incra, o superintendente regional e o chefe da Divisão de Obtenção de Terras estiveram, nos dias 24 e 25 de outubro, nos acampamentos Esmeralda e São Judas Tadeu, ambos ligados à ANU, para dialogar com as famílias e prestar esclarecimentos sobre os trâmites legais em andamento.
Oito assentamentos criados em 2025 e mil famílias beneficiadas
De acordo com o Incra, 2025 foi um ano de avanço na política de reforma agrária no Tocantins. Somente neste ano, oito assentamentos foram criados, beneficiando cerca de mil famílias e totalizando 16 mil hectares destinados ao acesso à terra.
Na região norte do estado, no município de Palmeirante, foram implantados os assentamentos:
-
Taboca II – 39 famílias, 930 ha
-
Recanto da Esperança – 57 famílias, 781 ha
-
Recanto do Bebedouro – 50 famílias, 800 ha
-
Águas Claras – 84 famílias, 1.162 ha
-
Vitória IV – 20 famílias, 382 ha
-
Santa Maria (Dina Guerrilheira) – 292 famílias, 4.943 ha
Em Araguatins, o destaque é o Assentamento Esmeralda, com 354 famílias e 6.611 ha. Já em Couto de Magalhães, foi criado o PA Sol Nascente, com 90 famílias em uma área de 1.189 ha.
Mais de 1.300 famílias inscritas e 50 mil hectares vistoriados
Ao longo de 2025, o Incra publicou 14 editais de seleção para assentamentos, contemplando mais de 1.300 famílias. Segundo o órgão, nos últimos dois anos, as equipes técnicas vistoriaram cerca de 30 imóveis rurais, somando aproximadamente 50 mil hectares.
Perspectiva para 2026: novos assentamentos já aprovados
O Incra adiantou que iniciará 2026 com seis novos assentamentos aprovados pelo Comitê de Decisão Regional (CDR), reafirmando o compromisso com a expansão da reforma agrária, a transparência dos processos e o diálogo permanente com os movimentos sociais.
Fonte: AF Noticias
