Estudantes exploram laboratório de ciências da natureza e surpreendem professores, em Almas
Os estudantes do ensino médio da Escola Estadual de Tempo Integral Deoclides Muniz, em Almas (TO), nesta quinta-feira (6/2), receberam os kits de laboratório de ciências da natureza que chegaram na última remessa enviada pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc). Na oportunidade, eles puderam conhecer as possibilidades de aulas práticas e realizaram a revisão de objetos do conhecimento em conjunto com o professor de biologia.
Na mesma aula, os estudantes foram desafiados a entender o funcionamento do banco de luz, equipamento para as aulas de práticas experimentais de física que, anteriormente, estava sem o uso do equipamento por acreditar que estava “quebrado”. O professor levantou a possibilidade de o equipamento ser consertado e os estudantes foram capazes de consertá-lo. “A aula possibilitou aos estudantes serem protagonistas no momento em que foram capazes de solucionar o problema, além de estimular o pensamento científico e investigativo” disse o professor de biologia, Joab Cardoso Guedes
Durante a atividade, os estudantes puderam confrontar o conhecimento teórico com a prática, entendendo como os conceitos estudados ganham forma e se aplicam no cotidiano. O laboratório se tornou um espaço de descobertas e possibilidades, ampliando os horizontes de aprendizado e incentivando o pensamento crítico.
Para a diretora Ana Andreza de Araújo Serpa, essa abordagem é fundamental para o desenvolvimento do pensamento científico dos estudantes. “O laboratório é o lugar onde a teoria se torna real. Os estudantes se sentem mais motivados e compreendem melhor os conteúdos, pois têm a oportunidade de ver e tocar nos fenômenos que discutimos na sala de aula. O conhecimento passa a ser mais significativo”, destaca.
De acordo com a orientadora educacional Flávia Rogéria Fernandes, o manuseio dos equipamentos no laboratório fortaleceu o vínculo dos estudantes com a ciência, tornando a aprendizagem mais concreta e divertida. O ambiente, recheado de curiosidade e descoberta, permite que os estudantes se sintam protagonistas no processo de aprendizagem, criando uma conexão duradoura com o conhecimento científico.
A atividade reforçou o compromisso da escola em proporcionar uma educação de qualidade, onde teoria e prática caminham juntas, formando cidadãos críticos e preparados para os desafios do futuro.
Fonte: AF Noticias