AraguaínaDestaque

FACIT fortalece formação do curso de Medicina com foco nas novas Diretrizes Nacionais

Notícias de Araguaína – O curso de Medicina da Faculdade de Ciências do Tocantins (FACIT), em Araguaína, no norte do estado, recebeu a visita técnica do Prof. Dr. Paulo Galvanini, consultor da Hoper Educação, empresa responsável pela assessoria pedagógica da instituição.

A programação incluiu reuniões estratégicas com direção, gestão acadêmica, coordenação do curso, coordenadores de módulo, docentes, Núcleo Docente Estruturante e alunos, além de formações voltadas ao fortalecimento do currículo e das metodologias ativas.

A capacitação teve como eixo central a aplicação prática das metodologias ativas, com ênfase no TBL, Team Based Learning, direcionada a todos os docentes. Já o encontro específico com os médicos concentrou-se nas competências previstas nas novas Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Medicina, estabelecidas pelo Ministério da Educação. As atuais DCNs deixam de priorizar a listagem de conteúdos obrigatórios e passam a valorizar o desenvolvimento de competências essenciais à formação do médico generalista.

De acordo com a coordenadora Estratégica de Saúde da FACIT, Fernanda Luz Alves Neves,  momento foi essencial para a reestruturação do planejamento pedagógico em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Medicina homologadas em 2025. “As novas DCNs consolidam uma matriz formativa orientada por competências, com ênfase na integração entre conhecimentos, habilidades e atitudes, na formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, e na centralidade do cuidado integral à saúde. Diferentemente de modelos prescritivos baseados em conteúdos mínimos obrigatórios, o documento estabelece marcos de desempenho e competências a serem progressivamente desenvolvidas ao longo do curso.”, disse.

Durante a programação, também foram apresentados dados recentes do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica, ENAMED, com análise dos principais pontos de atenção observados nacionalmente. O levantamento reforça que mais de 50 por cento da avaliação está voltada para a Atenção Primária à Saúde. Na FACIT, essa dimensão é trabalhada de forma estruturada no módulo Saúde, Ensino e Comunidade, que integra teoria e prática junto à rede básica.

A agenda incluiu ainda reuniões com o Núcleo Docente Estruturante para revisão da matriz curricular e avaliação das ações implementadas. A iniciativa integra o processo contínuo de qualificação acadêmica da instituição, consolidando a busca por excelência na formação médica e alinhamento às diretrizes nacionais.

Fonte: AF Noticias