Morre Walfredo Antunes, arquiteto que projetou a capital do Tocantins; governo decreta luto
O renomado arquiteto Walfredo Antunes, 76 anos, faleceu nesta sexta-feira, 14 de março, em Goiânia (GO). Ele foi pioneiro e um dos profissionais que desenhou o projeto arquitetônico de Palmas.
Em nota de pesar, o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, destacou a relevante contribuição de Walfredo Antunes para a criação e o desenvolvimento da capital mais jovem do país, ressaltando seu legado de projetos inovadores e seu compromisso com o crescimento da cidade.
“Com imenso pesar, recebi a notícia do falecimento do arquiteto e pioneiro de Palmas, Walfredo Antunes. Sua atuação foi fundamental na criação e no desenvolvimento da capital mais jovem do país, deixando um legado de projetos inovadores e um compromisso inabalável com a cidade que ajudou a construir e viu crescer”, expressou Wanderlei Barbosa.
O governador do Estado e o prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira, decretaram luto oficial de três dias.
Arquiteto Walfredo Antunes
Nascido na cidade de São Paulo, Walfredo Antunes se mudou para Goiânia (GO), onde formou-se em Arquitetura pela Universidade Católica de Goiás (atual PUC/GO). Possuía mestrado e doutorado em Urbanismo pela Universidade de Londres e pela Universidade de Lisboa, respectivamente, e também já atuou como professor no curso de Arquitetura da Universidade Federal do Tocantins (UFT).
A carreira do arquiteto é marcada por trabalhos nas três esferas de governo (federal, estadual e municipal), atuando em áreas como planejamento, gestão estratégica, mobilidade urbana, turismo, entre outras. Em 1988, foi convidado para contribuir com a implantação de Palmas. Walfredo Antunes, ao lado do amigo Luiz Cruvinel, participou da criação da capital, desde a elaboração de seu projeto urbanístico até a sua consolidação como uma das mais importantes cidades planejadas do país.
Notas de pesar
“Com imenso pesar, recebi a notícia do falecimento do arquiteto e pioneiro de Palmas, Walfredo Antunes, nesta sexta-feira, 14 de março. Sua atuação foi fundamental na criação e no desenvolvimento da capital mais jovem do país, deixando um legado de projetos inovadores e um compromisso inabalável com a cidade que ajudou a construir e viu crescer.
Além de sua contribuição para a arquitetura, Walfredo marcou a educação do estado ao lecionar no curso de Arquitetura da Universidade Federal do Tocantins, compartilhando seu conhecimento e inspirando gerações de profissionais. Ele também deixou sua marca ao atuar em diversas ocasiões nas esferas públicas, sempre em prol do desenvolvimento urbanístico.
Neste momento de dor e consternação, expresso meus sinceros sentimentos e rogo a Deus que conceda conforto e força aos familiares, aos amigos e aos admiradores. Que sua trajetória e legado continuem vivos na história e no coração daqueles que tiveram o privilégio de conhecê-lo.”
____________________________
“A Prefeitura de Palmas manifesta pesar pelo falecimento do arquiteto e urbanista Walfredo Antunes ocorrido nesta sexta-feira, 14, em Goiânia (GO). O talento de Walfredo Antunes está intensamente ligado à história da capital do Tocantins. Os traços e projetos do profissional o fizeram um dos responsáveis pelo planejamento urbanístico de Palmas, na qual deixou sua marca em formas únicas. O prefeito Eduardo Siqueira Campos decretou luto oficial de três dias em Palmas.
Na Administração Municipal, o último cargo exercido foi a presidência do Instituto de Planejamento Urbano de Palmas. Walfredo também foi professor assistente na Universidade Federal do Tocantins (UFT) e, enquanto superintendente de Desenvolvimento Regional no Governo do Estado do Tocantins, atuou no planejamento urbanístico da Capital em criação.
Walfredo Antunes era mestre em Planejamento Regional e Urbano pela London School of Economics and Political Science, formado em arquitetura e urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO).
Tem o grau de comendador da Ordem do Mérito do Estado do Tocantins e é também comendador do Mérito Amazônico, pela Sudam. Exerceu a vice-presidência do Instituto de Arquitetos do Brasil – Direção Nacional e recebeu deste a medalha Lúcio Costa, na categoria Urbanismo.”
Fonte: AF Noticias