DestaqueEstado

Prefeitura decide apreender cavalos soltos nas ruas, multar proprietários e até leiloar animais

A Prefeitura de Porto Nacional (TO) realizou uma reunião decisiva sobre a crescente preocupação com equinos soltos nas ruas da cidade, na manhã desta sexta-feira (28).

O Superintendente de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil, Marcílio Parente, em colaboração com diversas secretarias, se reuniu para debater a situação e estabelecer um plano de ação eficaz.

Marcílio Parente enfatiza que a “expectativa é que a iniciativa não só contribua para a extinção dos equinos nas vias urbanas, mas também incentive os proprietários a assumirem responsabilidade sobre os seus animais”. Também destaca que a gestão garante o compromisso em promover um ambiente urbano seguro e organizado para todos os cidadãos.

Durante o encontro, ficou claro que a gestão municipal está determinada a penalizar os proprietários de cavalos que estiverem nas vias urbanas. Uma portaria interna será publicada em breve, estabelecendo normas rigorosas para a circulação de equinos nas ruas. O objetivo é garantir a segurança dos cidadãos e a ordem pública.

Entre as medidas discutidas, destaca-se a punição aos proprietários dos animais que forem encontrados soltos. A proposta inclui a apreensão dos equinos e a aplicação de multas significativas. Os animais recolhidos serão levados para uma chácara designada pela prefeitura. Caso os proprietários não realizem o pagamento das multas e das taxas de recolhimento, os equinos poderão ser leiloados.

Conforme a prefeitura, a decisão reflete uma postura firme da administração municipal em relação à manutenção da segurança e bem-estar da população. As autoridades enfatizam que permitir que animais perambulem livremente pelas ruas não é apenas uma questão de ordem pública, mas também um risco à segurança dos motoristas e pedestres.

Fonte: AF Noticias