AraguaínaDestaqueEstadoPalmas

Quase 19 mil embalagens de agrotóxicos são recolhidas em projeto itinerante no Tocantins

Com o objetivo de dar uma destinação correta às embalagens vazias de agrotóxicos está sendo realizada na Semana do Meio Ambiente, nove edições do Projeto de Recebimento Itinerante (RI) atendendo pequenos e médios produtores rurais. Já foram feitas sete edições do projeto, atendendo diretamente 315 produtores, com a devolução de 18.647 embalagens.

O projeto atendeu na Semana do Meio Ambiente, produtores rurais dos municípios de Sítio Novo do Tocantins, São Miguel do Tocantins, Araguacema, Paraíso do Tocantins, Pium, Dois Irmãos e Itaguatins. Ainda serão realizados nesta sexta-feira, 6, o RI em Paranã e no sábado, 7, em Palmeirópolis.

A supervisora da Área Vegetal da Regional da Adapec de Paraíso do Tocantins, Francisca Wilma Neide de Lima, destacou que este ano, houve uma maior participação de produtores rurais no RI, e que, consequentemente, houve um aumento no número de embalagens vazias devolvidas. Também na Regional de Araguatins, a supervisora, Patrícia de Lourdes Xavier, destacou este crescimento.

“Tivemos uma boa adesão dos pequenos produtores rurais nas ações que realizamos, e aproveitamos para reforçar o convite aos produtores rurais para fazerem a devolução das suas embalagens, nas próximas edições do projeto que serão realizados aqui na Região Norte e em outras regiões do Estado neste mês de junho,” pontuou Patrícia Xavier.

As próximas edições do RI acontecerão em Augustinópolis (10/06), Miranorte (10/06), Buriti do Tocantins (11/06), Palmeiras (13/06), Axixá do Tocantins (17/06), Araguatins (18/06), Dueré (21/06), Arapoema (24/06), Tocantinópolis (24/06), Bernardo Sayão (25/06), Aguiarnópolis (27/06).

Parcerias

O RI conta com a parceria da Associação dos Revendedores de Insumos Agropecuários de Porto Nacional (AREIA), Associação das Revendas de Insumos Agropecuárias do Médio Norte Tocantinense (ATRIA), Associação dos Distribuidores de Insumos Agropecuários do Estado do Tocantins (Adiato), Associação dos Revendedores de Agrotóxicos e Fertilizantes da Região de Araguaína (Arafra) e a Associação do Comércio de Insumos Agropecuários da Região Tocantina (Aciart), e, ainda, com a colaboração das prefeituras municipais e sindicatos rurais.

Fonte: AF Noticias