Após 11 anos de promessas, governo vai autorizar início da duplicação da TO-222 em Araguaína
Notícias do Tocantins – Depois de mais de uma década de anúncios, reivindicações e projetos, o Governo do Tocantins dará um novo passo para tirar do papel a duplicação da TO-222 entre Araguaína e o distrito de Novo Horizonte. O governador Wanderlei Barbosa assinará nesta sexta-feira (26/06), a ordem de serviço que autoriza o início da execução da obra.
A solenidade está marcada para as 16h30, na Praça Andalício de Oliveira, em Novo Horizonte. A duplicação é uma das reivindicações mais antigas de moradores, produtores, empresários e motoristas que utilizam diariamente a rodovia.
O contrato para realização dos serviços já foi assinado pela Agência de Transportes, Obras e Infraestrutura do Tocantins, a Ageto, com a empresa Tocantins Ltda., vencedora da licitação.
Conforme o extrato publicado na edição nº 7.065 do Diário Oficial do Estado, de 22 de maio de 2026, o contrato tem valor de R$ 62.808.028,64 e prazo de vigência de 36 meses. O documento foi firmado em 14 de maio deste ano.
A empresa contratada, registrada no CNPJ nº 01.687.568/0001-95, será responsável pela duplicação, restauração e implantação de obras de arte especiais na TO-222, em um trecho de 13,1 quilômetros entre Araguaína e Novo Horizonte. O contrato é o de nº 596/2026 e integra o processo administrativo nº 2026/38960/000484.
Pela Ageto, o contrato foi assinado pelo presidente da agência, Túlio Parreira Labre. A Tocantins Ltda. foi representada por Irani Junqueira Vilela.
Em março, antes mesmo da assinatura do contrato, a Ageto informou oficialmente que havia solicitado ao Município de Araguaína as licenças prévia, de instalação e de operação para a duplicação.
A expectativa agora ficará concentrada na mobilização da empresa, na instalação do canteiro e no começo das intervenções na rodovia.
Ordem de serviço será etapa decisiva
O projeto de duplicação do trecho da rodovia já foi anunciado oficialmente várias vezes.
Em 2021, chegou a ser expedida uma ordem de serviço relacionada à duplicação, mas o documento autorizava apenas o início do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental e a elaboração dos projetos básico e executivo. Não se tratava, portanto, de autorização para construir as novas pistas.
Linha do tempo: uma promessa que atravessou governos
2015: Marcelo Miranda promete iniciar atividades naquele ano
Em 1º de julho de 2015, durante uma solenidade em Araguaína, o então governador Marcelo Miranda garantiu que duplicaria a TO-222 entre o viaduto da BR-153 e o distrito de Novo Horizonte.
Na ocasião, o Governo informou que o projeto começaria a ser elaborado pela Secretaria Estadual da Infraestrutura e que havia expectativa de iniciar as atividades até o fim daquele mesmo ano. A duplicação, porém, não começou.
2016: duplicação permanece entre as obras cobradas
Em fevereiro de 2016, a duplicação voltou a aparecer entre as demandas discutidas pela Prefeitura de Araguaína e pelo Governo do Estado.
Naquele período, o trecho da TO-222 também enfrentava problemas estruturais. Em janeiro, a Defesa Civil Municipal chegou a interditar parte da rodovia no perímetro urbano após uma forte chuva, diante do risco provocado por uma erosão próxima ao Detran.
2017: novos pedidos e restauração da pista existente
Em janeiro de 2017, o então prefeito Ronaldo Dimas voltou a pedir ao então governador Marcelo Miranda prioridade para a duplicação no trecho de acesso a Novo Horizonte. O governador não apresentou prazo específico para atendimento das reivindicações.
2019: duplicação é novamente apresentada para o PPA
Em junho de 2019, durante consulta pública do Plano Plurianual estadual, Ronaldo Dimas apresentou novamente a duplicação da TO-222 até Novo Horizonte como uma das prioridades de Araguaína.
Na ocasião, a Prefeitura informou que a demanda era defendida desde o início da gestão municipal e tinha apoio de deputados estaduais.
2020: Governo avança na contratação dos estudos
Em 2020, a Ageto conduziu procedimento para contratar a elaboração do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental, além dos projetos básico e executivo da duplicação.
O processo envolveu a avaliação de empresas de engenharia interessadas em produzir a documentação técnica necessária para a futura execução da obra.
2021: ordem de serviço é assinada, mas apenas para estudos e projetos
Em 21 de junho de 2021, a Ageto expediu uma ordem de serviço autorizando o início do estudo de viabilidade e dos projetos básico e executivo.
Apesar de o documento mencionar a pavimentação asfáltica da duplicação da TO-222 entre Araguaína e Novo Horizonte, a autorização era destinada somente aos estudos e projetos. Nenhuma empresa havia sido contratada naquele momento para executar a duplicação.
2023: obra volta à pauta do Governo Wanderlei Barbosa
Em maio de 2023, durante consulta pública do PPA 2024–2027 realizada em Araguaína, o prefeito Wagner Rodrigues apresentou ao governador Wanderlei Barbosa uma nova solicitação para duplicar a TO-222 entre a BR-153 e Novo Horizonte.
O pedido foi incluído entre as propostas de infraestrutura consideradas prioritárias para o desenvolvimento da região norte do Tocantins.
2024: duplicação entra no planejamento estadual
A obra passou a constar no planejamento governamental com a meta de contratação de empresa para elaborar o projeto executivo e executar a duplicação da TO-222.
Os documentos de planejamento mencionavam um trecho de aproximadamente 13,3 quilômetros entre Araguaína e Novo Horizonte.
2025: Governo autoriza abertura da licitação
Em 1º de novembro de 2025, o então governador em exercício Laurez Moreira participou de uma solenidade em Araguaína e assinou a autorização para abertura do processo licitatório da obra.
Na ocasião, o Governo anunciou a contratação de uma empresa para duplicar, restaurar e implantar obras especiais em 13,1 quilômetros da rodovia. O ato, apesar de divulgado como um novo anúncio da duplicação, ainda não era uma ordem de serviço para início das máquinas.
Janeiro de 2026: edital da execução é publicado
Em janeiro deste ano, a Ageto publicou o procedimento licitatório destinado à contratação da empresa responsável pela duplicação, restauração e implantação das obras de arte especiais entre Araguaína e Novo Horizonte.
Março de 2026: Ageto solicita licenciamento ambiental
Em março, a agência publicou que havia solicitado as licenças ambientais necessárias para o empreendimento. O pedido contemplou as licenças prévia, de instalação e de operação.
Maio de 2026: contrato de R$ 62,8 milhões é assinado
No dia 14 de maio, a Ageto assinou o contrato nº 596/2026 com a Tocantins Ltda., no valor de R$ 62,8 milhões.
O extrato foi publicado no Diário Oficial do Estado em 22 de maio e estabeleceu vigência contratual de 36 meses.
Junho de 2026: governador assinará ordem de serviço
Nesta sexta-feira (26), Wanderlei Barbosa assinará a ordem de serviço para a execução da duplicação.
O ato acontece 11 anos depois da promessa pública feita em 2015. A efetivação do projeto, porém, dependerá agora da instalação do canteiro, da mobilização da construtora e do avanço real dos serviços ao longo dos 13,1 quilômetros contratados.
Fonte: AF Noticias

