AraguaínaDestaque

Seduc deixar de fornecer transporte escolar na zona urbana e estudantes são pegos de surpresa

Pais de estudantes da Rede Estadual de Ensino em Araguaína, que dependem do transporte escolar fornecido pelo Governo do Tocantins, foram surpreendidos com a informação de que o Estado não fará mais o transporte na zona urbana da cidade.

As aulas foram retomadas nesta segunda-feira (03/02). Professores relataram que as salas estavam com poucos alunos, praticamente vazias, pois muitos estudantes moram em bairros distantes e não têm transporte. A partir de agora, o Estado disponibilizará ônibus apenas para estudantes da zona rural, segundo informações apuradas.

A notícia deixou estudantes e pais desesperados e à espera de um posicionamento do governo. Segundo professores, a informação foi comunicada em grupos de WhatsApp das próprias escolas, justificando que a medida advém do fato de que o transporte urbano não está amparado por lei, mas somente o da zona rural, conforme o Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (PNATE).

Os pais foram orientados a aguardar mais informações nos próximos dias sobre o desenrolar da situação, e que as famílias dentro de suas possibilidades não deixem os estudantes faltarem às aulas por falta de transporte escolar.

Revoltados, pais já cogitam uma mobilização pública para cobrar o retorno do transporte escolar na zona urbana.

A reportagem solicitou informações da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e aguarda retorno.

Fonte: AF Noticias