DestaqueEstado

‘Sensação de decepção’, dispara ATM sobre evento de Lula que reuniu milhares de prefeitos

Uma comitiva de mais de 70 prefeitos, liderada pelo presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), Diogo Borges, participou da abertura do Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, promovido pela Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, nesta terça-feira (11), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF).

Neste início de 2025, milhares de prefeitos iniciaram uma nova gestão, muitos deles pela primeira vez. Nesse sentido, o Governo Federal organizou o encontro com o objetivo de favorecer a continuidade das políticas públicas e para o fortalecimento das parcerias entre o Governo Federal e os Municípios. Essa é a terceira edição do evento e reuniu mais de 20 mil municipalistas.

O presidente da ATM compôs o dispositivo de honra da abertura do evento e ouviu diversos discursos, como de presidentes de entidades nacionais representativas dos Municípios, de ministros, do presidente da Câmara e do Senado, Hugo Motta e Davi Alcolumbre, respectivamente, do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, e do presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva.

Diogo Borges destacou que o evento proporcionou diálogo entre o Governo Federal e os gestores municipais, mas que os municipalistas sentiram falta da apresentação, pelo Governo, de alternativas aos Municípios para o enfrentamento de crises.

“A sensação que temos é de decepção, pois em nenhum momento da abertura houve um sinal do Governo Federal para ajudar os Municípios a enfrentar as crises, seja ela financeira, fiscal, previdenciária. Os discursos foram bonitos mais nada de muito concreto para os Municípios. A gente precisa de mais ação, pois não existe Brasil rico com Municípios pobres. Esperávamos que o Governo Federal apresentasse alternativas nas diversas áreas, para melhorar a vida das pessoas. Decepcionado, mas esperançoso pelo diálogo entre o Governo Federal e o Municipalismo Brasileiro”, disse.

Além da abertura com as autoridades, o Encontro promove mais de 170 atividades simultâneas nos auditórios e salas do Centro de Convenções Ulysses Guimarães, e segue com programação normal nesta quarta-feira (12), e será encerrado nesta quinta-feira (13).

Fonte: AF Noticias