DestaqueEstado

Tocantins pode ganhar novos cursos de Medicina em Colinas e Araguatins; Amélio articula

A expansão da oferta de cursos de Medicina no Tocantins voltou a ganhar força. Nesta quarta-feira (20), o presidente da Assembleia Legislativa, Amélio Cayres (Republicanos), reuniu-se com representantes da Universidade de Gurupi (Unirg), da Associação Comercial de Colinas para discutir a implantação de campi da Unirg em Colinas do Tocantins e Araguatins.

O encontro também contou com a presença do secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, que acompanha o processo junto ao Conselho Estadual de Educação, e o deputado Eduardo do Dertins (Cidadania).

Colinas já tem estrutura

Segundo o deputado Eduardo, a prefeitura de Colinas já doou um prédio e concluiu uma reforma de quase R$ 2 milhões para receber a faculdade. “Toda a estrutura da reitoria e parte técnica já está pronta. A população cobra esse curso há anos porque sabe do impacto que ele pode gerar para o desenvolvimento da região”, disse.

O advogado da Unirg, João Vitor Jorge, explicou que os estudos técnicos já demonstraram a viabilidade do projeto. “Há capacidade hospitalar para receber os alunos, além de soluções em andamento para o período de internato. Estamos cumprindo todas as exigências do MEC para viabilizar o curso”, afirmou.

Araguatins também na pauta

O presidente da Aleto, Amélio Cayres, destacou que, assim como defendeu a implantação do curso em Augustinópolis pela Unitins, agora atua para levar Medicina a Araguatins. “É uma luta que estamos fazendo há um bom tempo. Entendemos que tanto Colinas quanto Araguatins precisam dessa oferta, que vai facilitar o acesso e reduzir custos para quem mora no Tocantins e na região”, ressaltou.

Impacto regional

Representantes da Associação Comercial de Colinas destacaram que a instalação do curso pode gerar desenvolvimento econômico, ampliar a oferta de profissionais de saúde, incentivar pesquisas e melhorar o atendimento hospitalar.

Já o secretário da Seduc, Fábio Vaz, afirmou que o processo de Colinas já está em análise. “Encaminhamos para apreciação dos conselheiros com prioridade. O presidente Amélio tem reforçado a necessidade da implantação também em Araguatins”, disse.

Fonte: AF Noticias